AVALIADORAS

 

CLAUDIA MAIOLE / Joinville (SC)

Atua há 35 anos na área artística, com experiência em dança clássica, moderna, contemporânea e jazz. É formada em Biologia, com especialização em Medicina Tradicional Chinesa, com 22 anos de prática como terapeuta.

Reside em Joinville (SC) e é associada ao Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR (www.impar.art.br), onde atua como professora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Linguagem Corporal, professora de dança da Escola Municipal de ballet da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr., professora dança na Fundação Cultural de São Francisco do Sul, administradora e terapeuta do comTATO Espaço Terapêutico.

Pelo Núcleo de Pesquisa IMPAR, introduziu em Joinville o método de consciência corporal “Éveil du Corps,” criado por Maristela Lemos, brasileira radicada na França há mais de 20 anos; promovendo oficinas gratuitas para estudantes e profissionais de dança e teatro em 2012, 2013 e 2015, por meio de projetos contemplados pelo SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, da Fundação Cultural de Joinville.
Também com o apoio do SIMDEC realizou em 2015 o projeto de residência artística “Manifestação da Linguagem Corporal na Dança, no Atelier Éveil du Corps, em Paris/França, com 100 horas de pesquisa e aprofundamento no método.
Premiado pelo Edital Elizabete Anderle de Estímulo à Cultura/2014 na área de formação cultural, onde aplicou oficinas em 4 cidades catarinesnses: Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul e Rio do Sul.
Pela Escola Municipal de Ballet trabalha no projeto extensão na Casa Brasil Norte e Nordeste, em bairros de grande vulnerabilidade social, com vivências em dança para mulheres acima de 30 anos, onde desenvolve oficinas de percepção corporal desde 2010, envolvendo mais de 200 mulheres desde a criação deste projeto.
Em São Francisco do Sul, em parceria com a Fundação Cultural, aplica aulas de vivência em dança para mulheres acima de 30 anos.
No comTATO Espaço Terapêutico trabalha com grupos e atendimentos individuais, aplicando técnicas da Medicina tradicional Chinesa, Tai Chi Chuan, Reiki, Florais de Bach e Califórnia, associados aos conceitos e práticas de consciência corporal.

 

JUSSARA XAVIER / Florianópolis (SC)

Coordenadora e curadora do Festival Múltipla Dança, com 10 edições realizadas; e do projeto Tubo de Ensaio desde 2001; ambos em Florianópolis (SC). Coordenou o Seminário de Dança do Festival de Dança de Joinville, em 2016 e 2017.

De fev. 2011 a dez. 2016, atuou como professora da Graduação em Teatro da UDESC. Lecionou, ainda, nos cursos de pós-graduação do Instituto de Pós Graduação e Extensão (IPGEX) e da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

De 2001 a 2008 trabalhou como professora, gestora de projetos e coordenadora técnica de mostras de dança na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Foi bailarina dos grupos Cena 11 (SC) e Raça (SP).

Sua formação acadêmica; sempre com a produção de pesquisas no campo da dança; inclui: Pós Doutorado em Filosofia (UFSC), Doutorado em Teatro (UDESC), Mestrado em Artes, Comunicação e Semiótica (PUC/SP) e Especialização em Dança Cênica (UDESC).

Publicou Grupo Cena 11. Dançar é conhecer (Annablume, 2015) e Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas (Novas edições acadêmicas, 2013).

Coorganizadora dos livros Dança não é (só) coreografia – X Seminários de Dança (2017); Tubo de Ensaio. Composição [Intervenções + Interseções] (2016); Tubo de Ensaio. Experiências em Dança e Arte Contemporânea (2006); Pesquisas em Dança – Col. Dança Cênica 1 (2008) e Histórias da Dança – Col. Dança Cênica 2 (2011).

Realizou o documentário Ballet Desterro. Contemporaneidade na dança catarinense (2010).

Dentre os espetáculos que dirigiu, destacam-se Auto-retrato (2008); Nós (2011); Com-posições. Planos para criação do (in)comum (2012); Assemblage (2013), Ignorãça (2015), Mais sobre aquilo que prefiro acreditar que seja agora (2016), além do projeto de performances Retrato do outro (2009).

Assina críticas de dança em jornais e revistas desde 2001.